terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Crianças - Lancheira saudável

Montar uma lancheira saudável para seu filho não é tarefa fácil; afinal como você pode chamar a atenção dele quanto na cantina da escola tem tantas coisas que as crianças adoram?

Além de acabar com a fome do seu filho, o lanche precisa ser saudável e nutritivo.

Isso não significa que você vá tirar a graça ou proibir que ele coma o que gosta.

Pode até deixar que ele coma bolo com cobertura, desde que existam outras coisas saudáveis junto. Tudo vai depender da hora que a criança for à escola e da refeição que ela fez anteriormente.

Se seu filho estuda de manhã, o certo é colocar na lancheira um líquido, uma fruta qualquer, uma proteína como o queijo por exemplo, e um carboidrato que pode ser pães ou bolos. Esse cardápio tem que ser mais elaborado porque às vezes você percebe que seu filho não se alimenta muito bem no café da manhã.

Agora se ele estuda a tarde e tem uma refeição mais completa antes da escola, você pode escolher duas opções do cardápio acima para mandar. É sempre bom colocar um líquido junto, afinal você sabe que nem todas as crianças se preocupam em beber água durante as aulas.



Outro cuidado muito importante é na hora que você for escolher o modelo e tipo da lancheira.

É claro que seu filho vai preferir aquela com um personagem diferente, mas você tem que prestar atenção na qualidade do produto, ou seja, verifique sempre se ela tem o certificado que garante que ela é térmica. Assim não há riscos de estragar os alimentos.

Os lanches têm que ser embrulhados em papel-filme e depois colocados em potes de plásticos. Assim não há risco de que estraguem.

Quando ele chegar da escola, você deve verificar a lancheira para ver se ele comeu tudo e limpar muito bem os recipientes e ela própria com um pano com água e álcool e uma vez por semana lavar com água e detergente.